Emissão 28 de Março: Especial Hermeto Pascoal

hermeto pascoal

Nesta emissão de 28 de Março, além das surpresas a que já acostumamos os nossos ouvintes, trazemos um super especial de Hermeto Pascoal, nosso muito querido convidado de longa data. Não perca na sua RFM, Travessia dos Oceanos, a partir das 22 horas. 

Especial: Hermeto Pascoal

hermeto pascoal

Hermeto Pascoal, com 80 primaveras já celebradas, é um grande compositor arranjador, e um multi-instrumentista talentoso. De entre os vários instrumentos que toca destacam-se o acordeão, o saxofone, piano, flauta, trompete, escaleta, violão e o bombardino.

Desde cedo que os sons da natureza deixaram Hermeto fascinado. Desde muito novo que reaproveitava tudo para fazer instrumentos, com os quais passava horas a tocar.

No entanto, foi só na década de 50 que Pascoal entra a sério no mundo da música, quando se mudou para o Recife, e entrou para a Rádio Tamandaré.

Começou a ganhar fama, e logo depois foi convidado a entrar para a Rádio Jornal do Comércio, onde na altura estava também José Neto. Foi então que formaram o trio O Mundo Pegando Fogo.

Já no final da década de 50 mudou-se para o Rio de Janeiro, com o objectivo de tocar acordeão na Rádio Mauá, Regional de Pernambuco do Pandeiro.

Pouco depois começa a tocar piano no conjunto de Fafá Lemos, e depois no conjunto do Maestro Copinha.

Na década de 60 muda-se para São Paulo, onde formou o grupo Som Quatro, acompanhado de Papudinho (Trompete), Edilson (bateria) e Azeitona (baixo).

Depois integra o grupo Sambrasa Trio, acompanhado de Cleiber (baixo) e Airto Moreira (bateria).

Em 66 integra o Quarteto Novo, onde tocava piano e flauta, acompanhado de Heraldo do Monte (viola e guitarra), Théo de Barros (baixo e violão) e Airto Moreira (bateria e percussão).

A sua carreira internacional alavancou com o lançamento de Slaves Mass, em 76.

ÁlbunsSambrasa Trio / Quarteto Novo / Hermeto / A música livre de Hermeto Pascoal / Slaves Mass / Missa dos escravos / Trindade / Zabumbê-bum-á / Ao vivo Montreux Jazz festival / Cérebro Magnético / Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca / Só Não Toca Quem Não Quer / Hermeto Solo – Por Diferentes Caminhos ou Por Diferentes Caminhos: Piano Acústico / Festa dos Deuses / Hermeto Pascoal/Pau Brasil – Série Música Viva, ao vivo / Hermeto Pascoal/Renato Borghetti – CCBB, ao vivo / SWabotagem é Baom Lembra / /O Melhor da Música de Hermeto Pascoal / Eu e Eles / Mundo Verde Esperança / Chimarrão com Rapadura / Bodas de Latão

Gravadoras: Som da Gente / Warner

Músicas: Salves Mass / Asa branca / Montreux / Missa dos Escravos / Carinhoso / Forró Brasil / Lagoa da Canoa / Gaio da roseira / Chorinha pra ele / Por diferentes caminhos / quebrando tudo / Plin / Coalhada / Forró em Snanto André