Travessia dos Oceanos – Emissão de 29 de Maio com Badi Assad

Travessia dos Oceanos - Emissão de 29 de Maio com Badi Assad

A Travessia dos Oceanos terá já a próxima emissão no dia 29 de Maio, terça-feira, e conta com uma entrevista com Badi Assad. Em especial teremos também a partir das 22 horas o Acústico Cassiano Andrade. Não perca, na sua RFM!

Destaque Entrevista

Badi Assad

Badi_Assad

Mariângela Assad Simão, mais conhecida como Badi Assad, é uma cantora, violinista, percussionista e compositora brasileira, nascida a 23 de Dezembro de 1966 em São João da Boa Vista (São Paulo).

Mudou-se para o Rio de Janeiro ainda com 3 anos, onde morou até aos 12 anos. O seu pai, na época, foi para o Rio para dar a oportunidade aos irmãos da artista de aprender a tocar violão com a argentina Monina Távora, a pupila de Andrés Segóvia.

Os seus dois irmãos ganharam reconhecimento nos anos 80 com o Duo Assad, tendo atingido projecção internacional com esse projecto. Badi começou a estudar violão aos 14 anos depois de ter concluído a iniciação ao piano.

Com 15 anos ficou em primeiro lugar no Concurso Jovens Instrumentistas como melhor violinista ao lado de Fábio Zanon. Aos 19 anos, no Concurso Internacional Villa-Lobos, ganhou o prémio de melhor violinista brasileira.

Um ano depois foi escolhida para representar o país no Concurso Internacional de Viña Del Mar, Chile.

Seguiu os seus estudos na música na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Só em 89 gravou o seu primeiro álbum, o qual foi reeditado em 2003 (com lançamento internacional).

Em 93 assina contracto com a Chesky Records, a qual era conhecida como tendo gravações de altíssima qualidade. Gravou três álbuns com esta gravadora.

Em 94, Badi Assad foi escolhida pela revista Guitar Player como uma das 100 melhores artistas mundiais e deu-lhe também o prémio de melhor violinista em 96. Em 96 a Classical Guitar considerou a artista como um dos 10 jovens talentos que mais revolucionaram o uso da guitarra.

Pouco tempo depois descobre que tem uma incapacidade motora, o que a impossibilitou de tocar violão durante quase 2 anos. Quando conseguiu recuperar volta dos EUA para o Brasil, em 2001.

Badi conta já com 20 anos de carreira, e em comemoração lançou o primeiro DVD da sua carreira.

Álbuns: Dança dos tons / Solo / Rhytthms / Echoes of Brazil / Chamaleon / Nowhere / Three guitars / Dança das ondas / Verde / Wonderland / Badi Assad – DVD / Amor e outras manias crônicas / Between love and luck / Cantos de casa / Two worlds one / Singular

Gravadoras: Chesky Records / PolyGram / GHA / Universal / Biscoito fino / Núcleo contemporâneo

Músicas: Naio Naio / Você não entendeu nada / Valseana / Valse d’Amelie / Pega no coco / Vacilão / The being between / O mundo é um moinho / Família / A banca do destino / Entrelaçar / Seu Jorge e Dona Ica / Spirit Dog / O que seria? / Joana Francesa / Vejo você aqui / Asa branca / Cheguei meu povo / entre muitas outras.

Acústico Cassiano Andrade

cassiano andrade

Cassiano Andrade é um violinista, cantor e compositor brasileiro. Desde sempre teve a música presente na sua vida. É filho de radialista e compositor, e por isso a música sempre foi parte fulcral da sua infância, mas também ao longo de todo o percurso.

Aos 16 anos enveredou efectivamente no mundo da música, na altura quando começou a aprender a tocar violão. Desde então que Cassiano Andrade não parou de compor músicas. Actualmente o artista conta com mais de mil composições, quer a solo quer em parceria, em vários estilos, os quais vão desde o samba, ao Pop e ao MPB.

Álbuns: Mil maneiras (de falar de amor) / Sem maquiagem

Músicas: Sem maquiagem / Te quero em Latim / Esse verão / O paraíso é aqui / A sete chaves / Incandescente / Releve / Você vai ver / Tarô e Vela / Mulher maravilha / Não me incomode mais / Volta ao mundo / entre outras.