Travessia dos Oceanos: Emissão de 7 de Novembro – Especial 42 anos de independência de Angola

Travessia dos Oceanos: Emissão de 7 de Novembro - Especial 42 anos de independência de Angola

A próxima emissão da Travessia dos Oceanos, a realizar-se dia 7 de Novembro, será dedicada em especial aos 42 anos de independência de Angola. Trazemos-lhe um pouco do que foi este grande feito.

42 anos de independência de Angola

A independência de Angola celebra-se no dia 11 de Novembro. Este ano faz 42 anos que o Presidente de Angola Agostinho Neto, em 1975, proclamou a independência do país, até à data controlado por Portugal.

A independência muito se deve aos acontecimentos políticos e militares que ocorreram em Portugal, em 1974, quando a ditadura salazarista caiu, e se proclamou uma república democrática.

Na altura, o controlo de Angola ficou dividido entre três grupos nacionalistas: FNLA, MPLA e UNITA. Os três grupos, unilateralmente, proclamaram a independência.

O MPLA tinha o controlo da capital, e às 23 horas do dia 11 de Novembro de 1975 proclamou a Independência da República Popular de Angola, por Agostinho Neto. Com este feito culmina o périplo independentista com a luta pela libertação nacional, a qual tinha iniciado em 1961.

No Ambriz, foi a vez de Holden Roberto proclamar também a independência do país, líder do FNLA.

Jonas Savimbi, líder da UNITA, também o fez no mesmo dia, em Nova Lisboa, no Huambo.

Depois de séculos nas mãos dos portugueses, finalmente Angola conseguia andar pelas suas próprias pernas.

Assim que de declarou a independência, o país entra em Guerra Civil porque a UNITA e a FNLA não se conformavam com a derrota militar e a exclusão do sistema político. A Guerra Civil Angolana só termina em 2002, com a morte de Jonas Savimbi, o líder da UNITA. Esta guerra fez milhares de mortos e feridos, para além de destruições completas de cidades, aldeias, e infra-estruturas.

Artistas parabenizam a independência

Como era de esperar, vários artistas de todo o mundo vieram dar a sua mensagem de parabenização pela independência do país. Deixamos-lhe algumas mensagens.

https://www.facebook.com/travessiadosoceanos/videos/697075623830487/

https://www.facebook.com/travessiadosoceanos/videos/697076567163726/

http://https://www.facebook.com/travessiadosoceanos/videos/697077200496996/